Mitsubishi Eclipse Cross é uma compra inteligente
Conheça as principais características do novo Mitsubishi Eclipse Cross, que tem a traseira mais bonita e ótima usabilidade
O Mitsubishi Eclipse Cross foi recentemente renovado e, para quem ainda não viu, a primeira coisa que você precisa saber logo de cara é: sim, a traseira ficou mais bonita. Com a renovação visual, que também traz a área frontal mais imponente, o Mitsubishi Eclipse Cross é uma compra inteligente. Ele agora concorre diretamente com os modelos mais vendidos de seu segmento.
Primeiro porque o SUV médio premium ficou mais barato. Dependendo da versão, o Eclipse Cross teve até R$ 29 mil na redução de preço, pois a Mitsubishi aposta bastante neste modelo e tem o objetivo de aumentar seu volume de vendas no Brasil. Uma boa notícia, pois o SUV japonês – fabricado em Catalão, GO – tem muito do DNA vibrante da Mitsubishi.
Experimentamos a versão topo de linha HPE-S de R$ 214.990, que vem equipada com a tecnologia S-AWC 4×4, que permite ao usuário enfrentar terrenos fora de estrada com mais segurança. Mas, além desta, há outras três versões 4×2, para quem utiliza o carro mais na cidade e na estrada. Veja abaixo todas as versões e preços.
GLS – R$ 169.990
HPE – R$ 185.990
HPE-S – R$ 204.990
HPE-S S-AWC 4×4 – R$ 214.990
O Mitsubishi Eclipse Cross é um SUV premium de tamanho médio (categoria C). Tem um porte interessante, de 4,545 m de comprimento e 2,607 m de entre-eixos. Assim, consegue ter as vantagens de um tamanho padrão, com a facilidade para estacionar, e espaço interno agradável na frente e atrás. A largura é muito boa, de 1,805 m, e a altura é de 1,685 m. O porta-malas cresceu 15%.
O Eclipse Cross se destaca também pela ótima altura livre do solo (215 mm), o que lhe dá bastante versatilidade no uso. A Mitsubishi não brinca de fazer SUVs; ela os faz de fato. Por isso o carro é alto, com posição de dirigir bem elevada e suspensão independente nas quatro rodas.
O motor 1.5 turbo 16V, com injeção eletrônica multiponto semisequencial, entrega 165 cv de potência (5.500 rpm) e 25.5 kgf.m de torque numa ampla faixa de 1.800 a 4.500 rpm. Acoplado a um câmbio automático CVT com sistema Sport Mode que simula 8 marchas, o motor permite agilidade no trânsito e um rodar agradável. Segundo o Inmetro, ele faz 10,9 km/l de gasolina na cidade e 11,9 km/l na estrada. O Eclipse Cross ganhou o Prêmio Folha-Mauá como melhor consumo rodoviário em 2023.
O Mitsubishi Eclipse Cross é bastante prático na utilização. Durante nossa avaliação percebemos que o motorista não precisa ficar procurando certos comandos – estão todos mujto bem acessíveis em várias posições no painel, inclusive alguns que são verdadeiros tormentos em outros carros (como a regulagem de altura do Head-Up Display).
O volante de direção tem paddle shifters para trocas de marcha manuais – e novamente aqui surge o DNA esportivo da Mitsubishi, pois as aletas são enormes, facilitando muito a ação do motorista quando precisa reduzir ou aumentar uma marcha com as mãos. Para melhor dirigibilidade o carro oferece três modos de tração: Gravel (cascalho), Snow (pista molhada/escorregadia) e Normal (por demanda).
Visualmente, além de ter ficado mais agradável, o novo Eclipse Cross capricha na oferta de acabamento em Black Piano, que lhe dá sofisticação e força quando visto de frente e imponência quando está de traseira. Visto de lado, o carro tem as linhas bem agressivas, com elevação da cintura, o teto em ligeira queda e o vidro traseiro bem inclinado, o que resultado numa coluna C ousada e bonita.
As rodas são de liga leve aro 18 com pneus de uso misto 225/55. Ou seja, são bem largos e relativamente altos, o que é ótimo para enfrentar as ruas da cidade sem prejudicar o conforto. Outro detalhe importante é o estepe de liga leve aro 17 com pneus 155/80 R17 (algo cada vez mais incomum no mndo dos carros).
Durante nossa avaliação também fizemos uma frenagem de emergência, para testar o comportamento direcional do carro, que parou em linha reta e mais: deu para sentir muito bem a ação do sistema eletrônico de quatro canais que evita o travamento das rodas em frenagem de emergência. Este é apenas um dos vários itens de segurança do novo Mitsubishi Eclipse Cross (veja a seguir toda a lista de equipamentos disponíveis).
Por todas essas características técnicas, pela ótima dirigibilidade, ter renovado o visual e por ter baixado os preços, sem dúvida o Mitsubishi Eclipse Cross é uma compra inteligente no segmento de SUVs médios premium. Afinal, como dissemos, com o reposicionamento ele passa a concorrer diretamente com os líderes do segmento (Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos).
Fonte: https://www.terra.com.br/carros-motos/avaliacao-mitsubishi-eclipse-cross-e-uma-compra-inteligente,e58278e2ecf4f3cee624b691f496aa937c2a7l4e.html?utm_source=clipboard